Sobre o PET

 O Programa PET é um programa federal que foi criado em 1979 pelaComissão de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES), com o nome de Programa Especial de Treinamento. Em 1999, o Programa foi transferido para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). Apenas em 2004 o programa passou a ser designado como Programa de Educação Tutorial, sendo oficialmente instituído pela Lei 11.180/2005 e regulamentado pelas Portarias nº 3.385/2005, nº 1.632/2006 e nº 1.046/2007.​ O PET é formado por grupos de estudantes que possuem dedicação semanal de 20 horas, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Ou seja, busca proporcionar ao aluno oportunidades de realização de atividades extracurriculares que integrem os três pilares supracitados.

Já o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Viçosa (PET-EPR) foi criado em dezembro de 2010 através de uma iniciativa do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP), coordenada pela Profa. Adriana Ferreira de Faria. O PET-EPR foi criado com o objetivo de desenvolver atividades acadêmicas, articulando ensino, pesquisa e extensão, a fim de promover a formação ética, cidadã e de qualidade dos alunos envolvidos direta ou indiretamente com o programa.

I. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar​.

II. Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.

III. Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.

IV. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.

V. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

VI. Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação.

VII. Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação.

VIII. Contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior-IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.

I. Contribuir para a melhoria do curso através do desenvolvimento de atividades que envolvam a participação dos integrantes do grupo e demais alunos do curso, gerando, assim, o efeito multiplicador da concepção e filosofia do programa.

II. Desenvolver atividades de caráter multi/interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade acadêmica, as empresas e a sociedade em concordância com o projeto pedagógico do curso, que promovam o desenvolvimento de novas tecnologias de gestão.

III. Compreender a interação dos sistemas produtivos com o meio ambiente, atentando aos critérios de sustentabilidade, de forma a minimizar a utilização dos recursos naturais, a geração de resíduos e os impactos ambientais.

IV. Promover o desenvolvimento de competências pelos integrantes do grupo e corpo discente do curso, no uso da linguagem escrita e oral, em idioma estrangeiro, na área de tecnologias de informação e comunicação e na metodologia científica.

V. Participar e promover projetos de responsabilidade social de forma a propiciar a formação cidadã e ética dos alunos, para que eles sejam capazes de executar atividades tecnológicas que produzam mudanças qualitativas na sociedade e no meio ambiente, dentro de padrões éticos e morais.

VI. Discutir temas sociais, éticos, políticos, ambientais, culturais e científicos, bem como analisar e entender o impacto das soluções de engenharia, importantes para o desenvolvimento sustentável do país.

VII. Incentivar a formação de profissionais empreendedores e líderes, através da interação entre teoria e prática: “aprender fazendo e refletindo sobre” e do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas para o curso.

VIII. Estudar, criar e analisar os processos e métodos gerais e específicos de investigação, análise e atuação científica, provendo e incentivando também a formação de docentes e pesquisadores.

Busca pela Excelência

Buscamos a qualidade no desenvolvimento das atividades e o fortalecimento da imagem do programa perante a sociedade;

 Responsabilidade Social 

Realizamos atividades que impactem positivamente na sociedade e no meio ambiente;

Ética

Adotamos conduta ética em todas as relações que desenvolvemos, valorizando e respeitando as pessoas;

Comprometimento

Somos comprometidos com o desenvolvimento de nossas atividades e com o seu público, adotando uma postura responsável e disciplinada;

 Espírito de Equipe 

Prezamos pelo trabalho em equipe de forma que haja sempre cooperação mútua entre os membros;

 Pró-atividade

Procuramos agir de forma pró-ativa, bem como criar um ambiente que permita desenvolver essa competência.

Endereço

PET Engenharia de Produção
Localização: Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Facebook: https://www.facebook.com/peteprufv
E-mail: pet.epr.ufv@gmail.com
Tel: (31) 3899-4097

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress